sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uau! É sexta feira?!!!!

elefante+no+mar.jpg (720×508)

Então vamos "estrampalhar"...celebrar...brincar....brindar... mergulhar num novo dia em perfeita liberdade e sintonia com a essência da vida!!!!
Um magnífico dia para todos!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Uma voltinha pelas Caldas da Rainha???

Caldas+da+Raínha+-+Lago+do+Parque+Rainha+D.+Leonor+(p).jpg (1146×802)

E como daqui a pouco o fim de semana está de volta e o tempo instável nem sempre permite ir até à praia, hoje venho propor-lhes uma voltinha pelas Caldas da Rainha...acreditem vale a pena parar por lá e explorar calmamente tudo o que aquela peculiar cidade tem para dar.

2012_02_23_9999_4vvva-HDR.jpg (1600×1039)

A origem da cidade está inevitavelmente ligada aos seus recursos hidro-termais, reforçada por uma lenda sempre agradável de ouvir à mistura com os relatos da História. Reza então a lenda que, em 1484, teria por ali passado a Rainha D. Leonor, esposa de D. João II, no meio de um passeio a Óbidos e Batalha...Qual não é o seu espanto quando, em determinado local, se depara com gente do povo banhando-se em águas de intensos odores...Perante a insólita situação...( os banhos não estavam na ordem do dia, e muito menos o uso de águas de forte cheiro), a Rainha mandou parar e inquiriu o que se passava. Foi-lhe então dito que aquelas pessoas eram doentes e que se banhavam por aquelas águas terem poderes curativos...Acreditando... e padecendo de um mal sobre o qual não se entendem os historiadores (pele, úlcera ou outro), experimentou e... acreditem ou não... curou-se, logo decidindo que ali faria erguer um hospital para quem necessitasse e fundar uma povoação, cujos moradores atraiu com benefícios fiscais ( eh lá que este nosso governo se calhar deveria ir estudar História!!!Mal não lhe fazia!).
Aí se iniciava uma tradição termal com o seu auge no séc. XIX, época em que estavam na moda as estâncias termais e as Caldas eram frequentadas pelas mais nobres famílias.


Caldas_Praca_da_Fruta.jpg (640×480)

A região, de caraterísticas agrícolas, mantendo até hoje o único mercado diário horto-frutícola do país...tem porém outras valências...A qualidade da sua argila que originou a construção de numerosas fábricas de cerâmica, tornou-a mesmo em certa altura num dos principais centros produtores de cerâmica em Portugal, ficando-lhe ligado nessa área o nome do famoso Rafael Bordalo Pinheiro que começou na Fábrica de Faiança das Caldas da Rainha.


263215.jpg (320×213)

A sua obra, tão especial,  pode atualmente ser apreciada no Museu da Cerâmica no centro da cidade...a não perder!

praia+das+macas+malhoa.jpg (500×399)

Outras artes ganharam também lugar nas Caldas, com a pintura e a escultura a fazer escola pelos nomes de José Malhoa ( autor da obra que mostro acima e de muitas outras que se encontram expostas e à espera de visita no Museu com o seu nome), António Nobre e outros.


3144231.jpg (750×502)

E nem pensar em partir sem descobrir, passo a passo, o parque D. Carlos I e passear livremente pela Mata da Rainha D. Leonor...!!!

À volta, mesmo a espreitar, ficam muitos sítios para visitar... Óbidos, Cadaval, Rio Maior, Alcobaça, Batalha, cada um com as suas histórias e os seus encantos...voltarei por eles...hoje não, as Caldas agora mais esquecidas, merecem-me atenção exclusiva, e sou adepta de saborear cada passeio até à exaustão em vez de saltitar de lugar para lugar...!
Espero que gostem da sugestão (testada e aprovada), e claro, adoro quando completam com o vosso conhecimento e experiência o que digo, como aconteceu com Monsaraz !!!!

Ajudar a Lu e a Lita, nova oportunidade!

Quem não conseguiu ainda colaborar na campanha de ajuda à nossa querida Lu, tem agora mais uma oportunidade. Amanhã na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, durante o dia e até às 20h, os bens poderão ser entregues na portaria em nome da Carla Marina que levará o que for recolhido amanhã, junto com o que foi recolhido no sábado passado, a Castelo Branco.

Então mais uma vez todos juntos por duas pessoas especiais a merecer toda a ajuda que conseguirmos!!!

Vá lá Primavera!!!!!

6.jpeg (640×480)

Vá lá primavera...vá lá...vá lá!!! Dá lá um arzinho da tua graça...sem medos sem hesitações...sem nuvenzinhas a ensombrar o brilho quentinho do sol...sem ventos fortes a fazer esquecer as suaves brisas...sem chuvinhas repentinas a fazer fugir dos teus belos campos em flor...vá lá...vá lá...enche-nos a alma com o teu colorido, o teu sabor ameno...os teus odores intensos a chamar o verão...!!! Vá lá ...olha que daqui a pouco o tempo escapa-te....e depois só para o ano...vá lá...por aqui ansiamos por ti inteira...maravilhosa como tão bem sabes ser...!!!!
Um magnífico dia para todos!


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Help!

2938help.jpg (1024×768)

Dá para acreditar???? Vinha eu a sair do Hospital, nervosa com uma cena de sofrimento de uma paciente a que tinha assistido impotente, durante duas horas, por esta, se encontrar no quarto onde a minha mãe também está... e também pela conversa que tinha tido com o médico pouco tempo antes...Peguei no carro e já atentar descontrair um pouco, tento reequacionar na minha mente o somatório do dia enquanto me dirijo para a saída do estacionamento...sem saber como (ou claro porque o nervosismo é inimigo da condução) desviei-me um pouco demais para o lancil...e lá estava de repente eu a raspá-lo e a ouvir o inconfundível som do pneu a furar e da chapa a balançar até recuperar o equilíbrio...Parei saí e acreditem que me custou a acreditar que o dia ainda me tinha reservado aquele pequeno brinde...quando me convenci que era mesmo verdade, toca a vasculhar o número do seguro..sacar do telefone para garantir reboque e transporte para casa...avisar a oficina ...avisar em casa que inventassem como ir buscar os miúdos...esperar, desesperar...exercitar a paciência...espero que seja mesmo uma virtude porque se for, hoje fui virtuosíssima...chegar a casa cansada, de lágrimas nos olhos a pensar na injustiça de algumas coisas...e na conta que há-de vir da oficina!!!
Sim eu sei...ninguém se magoou...(só o meu orgulho de condutora, mas isso não conta pois não?)...e tenho coisas  muito mais importantes com que me preocupar...mas que querem também por isso estou piegas...!!!
Lição a tirar...quando se enervar não conduza....Bem... mas se seguir o meu próprio conselho acho que nem vou precisar de arranjar o carro nos próximos tempos...Desculpem o desabafo...já disse que estou piegas!!!



A paciência!

puzzle.jpg (500×451)

Não tenho a certeza de que a paciência é uma virtude...na minha vida  umas vezes foi...outras não...mas sei que há situações em que temos de saber esperar calmamente que as coisas sigam o seu caminho e encontrem o seu lugar, mesmo que esse não seja o lugar que tínhamos desejado ou escolhido para elas...Às vezes demora...exaspera tanta a nossa vontade do final... um final feliz qualquer que ele seja mesmo que não tenha sido escrito ou sonhado por nós...mas tudo tem o seu tempo e se tivermos de ir devagar para chegar depressa é isso mesmo que temos de fazer...! Tenho a certeza de que saber esperar, sem revolta ou impaciência nos torna mais sábios e de que esse tipo de crescimento é um dos objetivos da vida!
Hoje vou tentar sabiamente esperar...e vou conseguir!
 Um magnífico, maravilhoso e sábio dia para todos vocês!!!!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Tão simples!

04-02-2012.jpg (280×175)

Tão simples por vezes aceitar o que a vida tem para nós...aproveitar o que temos e construir a partir daí...fazer mais e melhor...dos obstáculos tirar aprendizagens...das mudanças, mesmo que obrigatórias oportunidades de crescer...hoje e por muito tempo vou precisar de ter essa simplicidade em mente..e se me esquecer vou olhar o sol e lembrar-me do milagre que é ele nascer todos os dias..olhar a efemeridade das flores e lembrar-me que isso em nada abala a sua beleza, a exuberância ou a importância do seu papel no complexo sistema da vida...olhar em volta e aprender como coisas simples se encontram em permanente harmonia com o Universo...! E como sempre estendo esta proposta de sentir a todos os que aqui passam!
Bem hajam em mais este dia!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

OK????

polegar-positivo.jpg (297×350)

Na sala de espera dos cuidados intensivos para onde a minha mãe tinha sido transferida de urgência para uma grave intervenção e, aguardando com os familiares de outros doentes, a minha vez para por instantes a ver...olhava distraída nos meus pensamentos e preocupações o vaivém do elevador que dá diretamente para o local das cadeiras de espera, colocadas no patamar das escadas...Naquele elevador seguem à mistura as caras preocupadas e cansadas de familiares de doentes, auxiliares de limpeza com o seu equipamento apertado no pouco espaço, enfermeiros conversando e rindo... entrando e saindo dos turnos, médicos discutindo a situação de alguns pacientes ou apenas a novela do dia anterior...Tudo eu ia vendo como se se tratasse de um filme..A porta abre de novo para entrar alguém e de repente das caras amontoadas lá dentro destaca-se uma ...espantosamente parece olhar na minha direção «Correu tudo bem...correu tudo bem??» diz a dona da cara,esticando o polegar em sinal de ok...meia adormecida olhei à minha volta...seria para mim? Vagamente comecei a lembrar-me daquele rosto alegre e bonito e daquela jovem  interessada...seria provavelmente a enfermeira do andar de baixo onde a minha mãe tinha vindo de emergência para ser operada...e a tempo de a porta não se fechar totalmente consegui balbuciar, esticando também o meu dedo no mesmo sinal...«correu...correu!!!»...o meu obrigada por aquele interesse desinteressado por aquele profissionalismo, por aquele cuidado, por aquela simpatia...embateu já na porta fechada do elevador mas ainda vi o seu sorriso pela minha resposta...!! Tão importantes estes pequenos gestos...podem fazer toda a diferença, sobretudo em momentos frágeis como estes!!! Aquele pequeno gesto mudou o meu dia...e aquele rosto vai ficar para sempre como um rosto da diferença na minha memória e na minha vida!

Mais além!

caminhos.jpg (242×320)

Esta semana por mais longo ou difícil que pareça o caminho vamos chegar mais além...vamos fazê-lo, descalços, de botas cardadas, de havaianas bailando nos pés, de finos saltos pontiagudos, de carro, avião, balão, elefante ou camelo...mas vamos fazê-lo...vamos chegar mais além naquilo que precisarmos dentro e fora de nós...!!!
Magnífica semana para todos vocês!

domingo, 26 de maio de 2013

Bom dia Domingo!

0descanso.jpg (500×326)

Relaxar...passear...amar muito...e.... amar muito outra vez... de todas as maneiras ao nosso alcance...Façam o favor de aproveitar cada instante deste Domingo...Façam o favor de ser felizes!!!!

sábado, 25 de maio de 2013

De mãos dadas!

ip450_solidariedade.jpg (317×323)

Vamos fazer do nosso sábado um dia de solidariedade e ajuda a quem precisa e continuar por todos os outros dias da semana, do mês e do ano, da maneira que nos for possível...Se estivermos perto de Lisboa, todos ao IKEA de Loures para ajudar a Luana...se não estivermos podemos na mesma ajudá-la...é só ir até ao blogue Sentirversussentidos e perceber como...e se não nos for possível ajudar a Luana encontraremos por certo a nossa forma de ser solidários...! Juntos vamos conseguir fazer a diferença na vida de alguém  e portanto na nossa também...!!!
Um sábado solidário para todos!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Todos juntos pela Luana!


Já aqui falei da querida Luana e da sua corajosa mãe, e da forma como juntos podemos colaborar para melhorar as suas vidas, cada um da sua maneira. Quem é da zona de Lisboa tem agora uma ótima oportunidade de ajudar já amanhã, dia 25 de Maio no IKEA de Loures, tudo organizado pelo blogue da querida Turista, vejam mais aqui e caso não conheçam a Luana podem conhecê-la aqui, vão ficar enternecidos pela linda e valente menina que é e pela mãe tão especial que tem.
Não deixem de participar nesta iniciativa elas merecem !!!

Passo a passo!

12970.jpg (500×394)

Passo a passo face a um horizonte ainda muito cinzento, desejamos desesperadamente começar a colori-lo...colocar de novo o azul no céu, o dourado do sol a aparecer no topo de colinas e montanhas e quem sabe até  um arco-íris mesmo que não seja tempo deles...Passo a passo ainda com medo, um pé atrás do outro...cautelosamente ...com o perigo ainda à espreita e a esperança contudo a querer instalar-se e ganhar espaço...São assim os dias agora por aqui e espero poder o mais brevemente possível recuperar alguma normalidade embora agora numa vida que não era a minha, numa vida adaptada às novas circunstâncias. Mas isso não pode assustar-me ...sempre acreditei que a mudança é crescimento e quero tirar de tudo isto pelo menos a possibilidade de melhorar enquanto ser humano...!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Reequacionar a vida



Direções[13].jpg (400×247)

Muitas vezes reequacionamos a vida no auge dos bons ou dos maus momentos…Elencamos aquilo que tivemos, aquilo que temos agora, aquilo que temos de mudar a partir daqui…!
Essa espécie de pausa a que nos obrigamos tende a ser facilitadora à adaptação que nos é exigida…pelo menos é isso que se espera dela.
No caso de serem os maus momentos a provocar a mudança procura-se parece-me, ainda com mais cuidado, na nova organização de vida, formas de os compensar, avaliam-se criteriosamente os tempos passados…tentando perceber o que pode ser corrigido ou melhorado e analisam-se as novas necessidades …estabelecem-se planos, procuram-se soluções…muitas vezes em fases emocionais críticas ainda, apenas sustentadas pela urgência das novas medidas e pela esperança que as mesmas podem significar. E enquanto procuramos as ligações dos novos caminhos ganhamos nova força para aquilo que se espera de nós. E seguindo esses novos percursos vamos encontrando em nós novos passos para os percorrer, acabando por a experiência ser ela própria uma forma de descoberta.
Reequacionar a vida pode ser, mesmo sendo a sua necessidade originada por motivos dolorosos, uma nova oportunidade de nos encontrarmos e de reencontrarmos aqueles que amamos. Eu espero firmemente que sim…que seja assim…!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Guardar a esperança!

esperanca.jpg (500×375)

Quero guardar a esperança e a fé...preciso de manter a força e a confiança... e em nenhum momento vou esquecer o amor, presente em cada instante que me é permitido a mais...!
Bem hajam!


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mais do mesmo!



passado1.jpg (450×402)

O mesmo hospital, os mesmos pisos, os mesmos quartos, as mesmas salas de espera, o mesmo bloco cirúrgico, os mesmos cuidados intensivos...passo a passo revivo o horror de há doze anos atrás onde ali assisti impotente à luta pela vida de um ente muito querido...as mesmas visitas de escassos minutos e feitas a sós, o terror pânico em cada entrada pelo que se teme encontrar, a mesmas saídas a suster as lágrimas, os mesmos soluços corredor fora, o mesmo enfrentar nos olhos os que nos esperam ansiosos por notícias, as mesmas saídas por vezes de olhos a brilhar de uma esperança que não nos atrevemos a aceitar, as mesmas conversas com os médicos, a ouvir  dizer o que perguntámos mas não queremos ouvir, os mesmos supostos avanços, os mesmos retrocessos, as mesmas esperas longas, longas, nas cadeiras da entrada, na esplanada em frente (a contradizer no seu conceito o que nos vai na alma), de pé junto ao bloco, mais do mesmo, mais do mesmo, o mesmo passar do dia às prestações marcadas pela hora da visita, o mesmo voltar a casa dormente, o mesmo deter da mão na intenção de um telefonema impossível, o mesmo guardar para nós o que íamos dizer, por agora não servir para nada , por agora do outro lado não haver ninguém, o mesmo adormecer antevendo pesadelos, o mesmo acordar noite fora, o mesmo levantar para mais um dia de incerteza em que mal nos atrevemos à esperança...Mais do mesmo...estou cansada, não desistente....repito não desistente, apenas cansada, mas vou resistir porque é preciso e mantenho a esperança de ter desta vez também a mesma benção e o mesmo milagre...!



domingo, 19 de maio de 2013

Dias difíceis!

vontade_Deus.jpg (314×205)

Queridos amigos, que por aqui insistem em passar mesmo não tendo eu nestes dias publicado nada de novo ou interessante...ou tido tempo ou cabeça para visitar os vossos espaços...obrigada mais uma vez...as vossas palavras e carinho...ou mesmo só o fato de ver que passaram...por aqui passam assiduamente muitos que não comentam mas também são muito importantes para mim... juntos fazem muita diferença nos meus dias que nesta altura estão muito difíceis. A minha mãe piorou muito e neste momento estamos em luta pela sua vida...! Não consigo escrever mais...apenas prometo que sempre que conseguir por aqui vou passando para dar notícias...Uma vez mais obrigada do fundo do meu coração!
Bem hajam !

sábado, 18 de maio de 2013

Ofuscar!

rosasol.JPG (320×243)

Hoje vamos usar a nossa luz e ofuscar a adversidade...hoje vamos ser como o sol!!!!
Um dia à medida dos vossos desejos!
Bem hajam!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como o sol!!!

mulher_e_sol.jpg (400×266)

De volta a casa, sem ter ido à cama desde ontem, fico a pensar que devo começar a olhar para o céu não vá cair-me um avião em cima, de tal maneira os imprevistos se sucedem na minha vida nos últimos tempos...! E se gosto habitualmente que a vida me surpreenda...também é certo que por vezes a surpresa é mais uma das aprendizagens difíceis e este é mais um desses casos. Ontem e hoje têm sido uma enorme luta para tomar a vida nas mãos...mas não desisti! Os próximos dias serão de muita preocupação, mas quero manter a esperança...não é só escrever posts de incentivo todas as manhãs...só escrevo aquilo em que acredito e como tal tento aplicá-lo na vida...Obrigada pelo vosso apoio que me chegou de várias maneiras e que fez toda a diferença no meu dia!
Amanhã...o mesmo sol amanhece e como o sol quero manter o meu brilho e iluminar os que muito de mim precisam!
Até amanhã e bem hajam por estarem aí!

Hoje

a+mar%C3%A9.JPG (1110×417)

Hoje... não tenho mensagens de incentivo...antes um pedido...No dia da mãe, falei-vos da minha...! A minha mãe...aquela mulher que tanto amo e que tanto sempre se deu em amor, foi ontem à noite internada de urgência ...! Hoje o meu pedido vai para que... como puderem, souberem ou quiserem a incluam nas vossas orações, nas vossas conversas com Deus!
Bem hajam!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por minha mão!



vista_para_o_mar.jpg (362×360)

Hoje vou escrever por minha mão a história deste meu dia...vou seguir por ele certa do poder do livre arbítrio e escolher sem medo ...a vida sabe o caminho e a vida sou eu também!
Para todos um magnífico dia!


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Agarrar o tempo!

o+tempo+nao+para.jpg (533×536)


Quando era pequena os dias passavam lentos …pareciam por vezes mesmo intermináveis na expetativa de alguma espera…A manhã, a tarde e a noite... tinham o seu espaço próprio e passavam sem pressas no entretimento das tarefas e brincadeiras do dia…Dava pelo correr das estações sentindo passo a passo as mais pequenas mudanças…cores, texturas e cheiros a meter-se por olhos, nariz e alma adentro…! Acolhia a primavera espreitando as andorinhas e descobrindo as cores nos campos repletos de flores…dizia adeus ao verão no começo das tardes mais frias e no levantar dos ventos noturnos…recebia o outono aos cair das primeiras folhas…e o inverno no repetir das grandes geadas…! Tinha tempo para tudo…para me distrair simplesmente seguindo a folha correndo no rego…correr pelo jardim até ficar sem folego (menina da cidade…houve sempre jardins na minha vida…na verdade até hoje…jardins proibidos como lhes chamava em pequena, jardins que não sendo meus de pertença, se tornavam, por circunstâncias que agora aqui não cabem, exclusivamente meus de coração e presença, no tempo em que eram proibidos aos outros, permitindo-me as mais maravilhosas descobertas), ler desenfreadamente tardes longas fora… livros atrás de livros…ou o que mais me apetecesse fazer sem que as horas pesassem na escolha!
Quão longe vão esses tempos…apesar de os sentir voltar intensamente, por instantes, sempre que os relembro …! Agora a vida passa em assustadora voragem … mal começa o dia… já de volta a noite…ao início de semana … já espreita a sexta…mal arrumadas as decorações de Natal, já lá vem o Carnaval… dali à Páscoa …um pulinho…para as férias mais um saltinho, depois outra vez  Natal e de novo o Carnaval… E eu… presa nesta partida do tempo…fico por aqui …tentando agarrar os momentos desta nova vida que corre e quer fugir-me entre os dedos…ela quer mas eu não deixo…ei-de  saboreá-la  pouco a pouco…lentamente …pormenor a pormenor…parar quando me der na gana…e sim o tempo vai correr mas só como eu deixar!!!



Rir!

Sorriso_inocente_%2836%29%5B3%5D.jpg (604×577)

Hoje vou descobrir as minhas razões para rir e rir das minhas razões!!!
Quem está comigo????
Um dia feliz e de descoberta daquilo que somos e temos para dar!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Trabalho e mais trabalho!!!

estresse_trabalho2.jpg (528×307)

Trabalho, trabalho e trabalho...reuniões, reuniões, reuniões...saída infrutífera em modo acelerado, a meio do dia, para acerto dos últimos detalhes com parceiro do projeto em curso...volta sem nada resolvido com promessa de que tudo estará pronto amanhã...bem à portuguesa quase em cima da hora...suspiro ao regressar à secretária onde adivinho que não irei ficar por muito tempo, embora por lá parem coisas urgentes para decidir....sorriso ao ver que acertei...à minha espera vários problemas entretanto surgidos e que necessitam de resolução rápida...De repente uma estranha sensação no estômago lembra-me que no meio de tudo isto nem almocei...e como se faz tarde nessa altura até para o lanche..desisto (sim eu sei que faz mal), e empenho-me em adiantar o mais possível tudo o que posso, para poder sair, já fora de horas...mas a tempo de seguir para o outro lado da minha vida que começa quando esta acaba...até ao final da semana será assim...mas gosto...gosto muito...acho inclusivamente que rendo mais sob pressão...! E claro dou graças por ter trabalho e a sorte de fazer o que gosto!

Arriscar!!!

tumblr_ljk6j94vXy1qh0u2ko1_400.jpg (400×270)

E hoje se for preciso vou saber arriscar...vou lembrar que só saberei se consegui, depois de tentar...e tenho a certeza de que só assim chegarei onde quero chegar...!!!!
Para todos um magnífico dia!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia Internacional dos Museus

18-de-maio-cartaz-11.jpg (600×866)

O Dia Internacional dos Museus é comemorado já no próximo sábado, numa maratona de atividades de entrada livre nos Museus de todo o país. Vale a pena, com tempo, estudar a programação, consultar os sites dos museus, com o programa sempre muito mais desenvolvido .... e aproveitar!!!
Ganham os museus, ganhamos  nós e a cultura em geral!!!
Fica o alerta!
Bem hajam!

Nem tudo é mau!

BEBE.jpg (390×309)

E eu que nem sou adepta de rankings, seleções ou contagens em demasia, não posso deixar passar este assunto em branco...porque me diz muito, e porque é positivo e precisamos desesperadamente de coisas positivas nos nossos dias...!!!
Então não é que Portugal está muito bem classificado no ranking da baixa mortalidade das crianças até aos 5 anos??? Um honroso 13ª lugar que nos coloca à frente do Reino Unido (23ª posição) e dos Estados Unidos (30ª)...! Não competimos com o primeiro lugar da Filândia, mas estamos bem longe da 176ª posição do Congo e sobretudo bem à frente de países que em outros âmbitos de cuidados médicos e sociais dão ou pretendem dar cartas... e isso dá que pensar...! Como dá que pensar também... se estes resultados serão sustentáveis à luz do que se vai passando neste país!
Mas longe de mim terminar um post positivo de forma negativa por isso deixem-me citar-vos Pedro Norton, num artigo recente sobre o estado da nação!
«Fecho os olhos, cerro os dentes e relembro a mim mesmo que a desesperança é um luxo dos que não têm filhos».
E eu acrescentaria que o luxo poderá sair bem caro também a esses, porque sem esperança não sei se será possível sobreviver intacto...coração e alma neste país!

Bem hajam

Iniciativa!!

iniciativa.jpg (320×219)

Hoje vamos lembrar-nos de agarrar o destino nas mãos, de avançar sem medo, intuir decisões e tomar a iniciativa...!!! Hoje vamos colocar mais uma peça no puzzle da nossa vida e dos nossos sonhos!!!
Bem hajam e uma semana feliz!

domingo, 12 de maio de 2013

A vida sabe!

cabelos+ao+vento.jpg (360×360)


E se pensava que ia ter um sábado sossegado... pois...depende da perspetiva e o melhor é pensar que a vida sabe o que é melhor para nós...porque na verdade acho que sabe mesmo!!!
Apetecia-me uma manhã relaxada...com banho de imersão demorado, pequeno almoço de livro na mão e paz no coração?...Pois fiquei com a parte mais importante...a paz no coração...na verdade a manhã foi uma corrida...compras que há muito não estão nos eixos da rotina desejada e que urgiam perante a necessidade de ter a despensa e frigorífico abastecidos...procurar, encontrar e embrulhar as duas prendinhas que a P. tinha de levar para a festinha das amiguinhas...ir com os pequenotes à música e passar ainda a correr no parque  a pedido do F....ufa..ufa..ufa...almoçar mais tarde do que o costume e avançar para a tarde!!! E de tarde ... apetecia-me passear a aproveitar o ar livre, quem sabe junto ao mar...deixando o vento arejar os pensamentos e limpar a alma...mas claro tinha que levar a P. ao aniversário e como se tratava de uma aventura em Monsanto, ficar por lá...não à distância de grito, por que se tratava de uma espécie de caça ao tesouro no mato, mas pelo menos do telemóvel, para o caso de algum pé torcido ou coisa do género...e pronto... de fato tive ar livre como queria...e em acrescento uma caminhada a subir com os outros pais galinhas como eu até ao local de encontro...se bem que o melhor é não falar na peregrina ideia que tinha tido de inaugurar as minhas saídas de sandálias, com dedinhos ao léu...! E vento...tive vento...muito vento..e para além de arejar a alma arejou também em determinada altura cada cm do meu corpito até gelar...Mas valeu a conversa animada com os outros pais...o ar com cheirinho a pinheiro e a alegria das crianças a viver juntas as últimas aventuras antes de enfrentarem outra maior que se aproxima..a de mudança de escola e portanto de vida que vai deixar algumas longe da maioria...!
Finalmente a volta a casa, ambas bem cansadas por sinal, trouxe-nos um final de dia mais calmo e em família!
Não foi bem o dia que esperava ...mas foi um dia feliz...a vida sabe!!!!





E porque é Domingo!



balao.jpg (400×300)

Vamos aproveitar o nosso Domingo para soltar a imaginação e aproveitar o nosso tempo em liberdade e na plenitude da nossa vontade!!!
Para todos um dia fantástico!

sábado, 11 de maio de 2013

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Um saltinho a Monsaraz?

Monsaraz+10.jpg (1600×1067)

E porque o fim de semana está mesmo à porta, retomo hoje as sugestões para aproveitar bem o tempo e usufruir um pouco das muitas boas coisas que temos, no âmbito do Património em Portugal.
Sugiro que partam à descoberta da vila de Monsaraz, terra sagrada para mim por ter ficado ligada a alguns dos momentos mais marcantes da minha vida .
Monsaraz é uma pequena freguesia do concelho de Reguengos de Monsaraz, distando desta cidade cerca de 15km, feitos já em estradinha de curvas que nos embalam suavemente até avistarmos ao longe recortados no céu, e confundindo-se com ele em dias de nevoeiro, a muralha e o castelo. Com menos de 800 habitantes a pequena vila conquistada aos mouros em 1167, e durante longos anos sentinela do Guadiana na vigilância da fronteira com Castela, mantêm muito do seu encanto. Conhecia-a a espreitar do alto das muralhas as belíssimas planícies alentejanas...agora olha sobranceira as calmas águas do Alqueva...sempre no entanto magnífica...nos seus traços particulares...na forma de se inserir em qualquer paisagem mantendo a  genuinidade que nem os já muitos visitantes alteram....!


Reguengos de Monsaraz - Pelas Ruas - 2005-01-03 - 002.JPG (1024×768)


Que bonitas as ruelas estreitas de pedra redonda a atrapalhar o passo mas a encher o olhar...subindo, descendo e enrolando como só elas, por entre o casario caiado, encostado ao amuralhado de pedra xistosa...

Monsaraz4.JPG (400×300)


que imponente a Igreja matriz, onde vale a pena entrar e não só para rezar...que calorosos os velhos moradores sentados nos degraus das casas ou das pequenas lojas, sempre prontos a mais um dedo de conversa...!

Presépio-de-Rua-em-Monsaraz-16.jpg (600×400)

E para conhecer bem o charme da pequena vila, nada como ficar para a noite ou visitá-la em mais do que uma época no ano...para além da Primavera que faz daquela zona uma experiência única, o Natal é outro momento alto com o presépio em tamanho real a animar as ruas...!


koisasalentejanas-cromelequexerez.jpg (480×225)


E saindo da vila...ao seu redor tanto para ver...o cromeleque do Xerez, na imagem, mas também a Anta do Olival da Pega, o Menir do outeiro...na área da pré-história....


6109077755_c5e6c4cf77.jpg (500×400)


e tantas... tantas outras possibilidades desde a Fonte do Lugar do Telheiro às olarias de S. Pedro de Corval!!!

E se não for possível este fim de semana... não deixem de lá passar um dia...é uma daquelas experiências testadas e aprovadas por mim...neste caso com um saborzinho muito especial...!





Boas energias a caminho!!!

Boas+energias.jpg (400×350)

A P. está neste momento no início da prova de aferição de matemática!!!!
Força filhota!!!!
Energias positivas da mãe já a caminho...!!!!
Para todos os meninos em prova e pais em espera...Boa Sorte!!!!!

Saltar!!!!

saltar.jpg (265×400)

Hoje vou ganhar impulso...subir no ar sem medo e saltar alegremente para o fim de semana  que está mesmo a chegar !!!!
Para todos um dia de superações e felicidade !

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Então e o amarelo???

Amarelo.jpg (900×630)


Queridos visitantes, queridos amigos que já vou conhecendo, e com quem já conto neste cantinho, que têm a paciência e o empenho de passar por cá diariamente para ler o que escrevo, ou simplesmente para saber como estou… que tantas vezes já me têm apoiado, incentivado, animado, feito sorrir e rir à gargalhada… estas palavrinhas são para vocês com o meu agradecimento pelas muitas vezes que têm comentado, expressando o que vos vai na alma, desabafando, ou simplesmente dando a vossa opinião sobre aquilo que aqui digo.

Que fique dito que este meu pequeno espaço, é um espaço de liberdade, onde todos podem opinar livremente, ainda que discordando completamente do que eu pessoalmente penso!
Que fique dito que para mim, cada um de nós é um ser único, e como tal, pensa e experimenta de forma única, sendo um bem para o mundo quando partilha com o outro as suas ideias!
Que fique dito que para mim, diversidade é enriquecimento e leva ao crescimento!
Que fique dito que acredito no poder das opiniões divergentes para estabelecer o debate e provocar a mudança!
Que fique dito que o que aqui exponho, fica a aberto à discussão, simplesmente, sem complicações…se quisesse apenas concordância reservava-me ao meu circulo restrito de amigos, e mesmo esses, felizmente nem sempre concordam comigo…nem eu com eles…disso se faz também a amizade!
Que fique dito que sem a diferença que nos distingue o mundo seria um lugar monótono onde eu me aborreceria tremendamente e não gostaria de viver!

Se todos gostássemos do azul…que seria do amarelo????

E tudo isto a propósito do post que ontem publiquei e que provocou alguns comentários discordantes em que senti que quem discordava, gentilmente estava preocupado por desta vez não estarmos de acordo e com algum medo de me aborrecer ou magoar…! Erro meu por não ter talvez explicado melhor, até agora, esta parte de mim…aqui fica portanto!

E mais uma vez dia feliz e bem hajam todos os que por aqui passam!


Alegria!!!

alegria+2.jpg (550×404)

Hoje vamos deixar a alegria crescer em nós e transbordar do nosso coração...dançar na relva e encher o dia de emoção....!!!
Um fantástico dia para todos!


quarta-feira, 8 de maio de 2013

A sério????

espanto.gif (213×224)


É coisita para me tirar do sério…porque de sério parece-me que não tem nada…! Poderão dizer-me que é coisa pouca e nem comentário merece, mas que querem, há coisas que me tocam de forma mais insistente, por mais pequenas que sejam !!! E porquê ??? Porque me parecem preciosismos e inconsistências tendentes a “esconder o sol com a peneira” e a retirar a atenção daquilo que realmente é importante, mas ninguém resolve, porque não interessa resolver…e o que há para resolver na Educação…e o que mais haverá com as novas medidas anunciadas também já todos ouvimos…e muitos se preparam já para o viver na pele…alunos, professores e pais…!
Mas ontem, a grande questão era que antes de iniciarem a prova de aferição, os alunos assinassem um termo de responsabilidade em como não tinham consigo telemóveis !!! E de fato assim foi, e lá assinaram todos, um documento que legalmente não serviria para nada (será necessário lembrar que se tratava de crianças entre os 9 e os 10 anos???) e que em caso de alguma situação concreta surgir de nada serviria…o país no seu melhor…só suplantado por uma das declarações sempre infelizes do Ministro da Educação dizendo contente da vida que com a prova de aferição, aquelas crianças ficariam com uma boa recordação nas suas vidas…!!!!
Enfim…que havemos de fazer a este país??? Quem é que assina um termo de responsabilidade sobre a qualidade de governação do mesmo e o fim do caos em que nos encontramos??? Quem senhores ministros????

Agradecer sempre!

68271_1626919484836_1592026678_31403416_1686638_n_large.jpg (500×555)

Vou fazer deste dia, mais um dia para agradecer tudo o que tenho, dádivas e desafios... e seguir semana fora fazendo o mesmo...quero o obrigada na minha vida para sempre!!!
Quem está comigo???

terça-feira, 7 de maio de 2013

Done!!!

done.jpg (300×400)


Levar o maridão ao hospital e conseguir trazê-lo de volta! Done!
Acreditar que as coisas estão a melhorar e que vamos ter calma por um tempo! Done!
Fazer o caminho de volta a rir, a pensar na surpresa dos pequenotes, logo à noite, ao perceberem que afinal está em casa! Done!
Filhota com a prova de português já despachada! Done!

Dia a correr muito melhor do que o esperado????  Well done!!!!





Conseguir!

untitled.png (225×225)

E mesmo sabendo que hoje vai ser difícil...sei que vou conseguir!!!!
Para todos um dia de paz , amor e realizações!!!!
E bem hajam pela atenção e apoio que fazem dos meus dias, dias melhores!!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Aferição queiram ou não!!!

crianças+na+escola[1].jpg (320×290)


Amanhã muitas das nossas crianças enfrentam uma grande prova...os pequenos finalistas do 4º ano vão sair das suas escolas habituais, da proteção dos professores de sempre e da convivência das caras conhecidas e enfrentar numa escola que desconhecem, do agrupamento da zona a que pertencem, a mais importante prova do seu ainda tão curto percurso escolar...! Amanhã é a prova de aferição de português e na sexta será a de matemática...o culminar de um ano de muitas exigências e muita pressão, num país que por um lado descobriu os rankings, e por outro descura as mais elementares condições básicas para a aprendizagem e se prepara para despedir professores, aumentar significativamente o número de alunos por turma, diminuir e em alguns casos extinguir as atividades extra-curriculares que até agora funcionavam nas escolas gratuitamente permitindo aos pais trabalhar e ir buscar as crianças a uma hora conveniente para eles...!!!
Confesso que este ano várias vezes conversei com a professora da P. sobre a excessiva quantidade de trabalhos de casa exigidos diariamente...tenho para mim que depois de um dia inteiro na escola as crianças devem ter tempo para brincar e usufruir da família...ou estarei errada...??? Sei que o que foi exigido, o foi com boa intenção e que obteve ao nível da aprendizagem excelentes resultados..seja o que for que aconteça amanhã...sei que ela está muito bem preparada, e claro isso agradeço... é missão da escola e deriva também do grande empenhamento da professora, que reconheço...queria apenas que,de quando em vez ,se lembrassem que estas crianças só o são uma vez e não devem ser avaliadas apenas pelos resultados das provas de português ou matemática...para mim conta também a forma como se sentem na escola, como desenvolvem a sua sociabilidade, a sua auto-estima, o seu sentido crítico, a sua autonomia e como aprendem a gerir a sua inteligência emocional, a sua civilidade e o amor pelo próximo...e isso quer queiram quer não, não se aprende só a fazer fichas de uma qualquer matéria à noite e ao fim de semana...!

Mas amanhã e na sexta as provas vão ser mesmo sobre as matérias do currículo escolar!!! Para todos os pequenotes que como a P. as vão enfrentar e para as sua mães por certo um bocadinho nervosas um beijinho especial e Boa Sorte!

Usufruir!

%2832%29.jpg (1024×768)

Vamos viver esta semana como a mais colorida e maravilhosa borboleta esvoaçando pelo mais belo campo florido... embalada na mais suave brisa e como ela aproveitar em pleno todos os momentos fugazes de pleno esplendor...Vamos aproveitar a vida intensamente e usufrui-la ao limite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...