quarta-feira, 29 de abril de 2015

Carta aberta a uma certa nuvenzinha negra!!!



Querida nuvenzinha 
Em primeiro lugar não valorizes o querida, nem entendas o diminutivo como uma forma terna de te designar...uso o querida num modo formal de escrita e o diminutivo apenas e só no intuito de te reduzir literalmente ao lugar que mereces na minha vida...pequeno...tão pequeno quanto eu consiga. Nos últimos anos foste mais ou menos ostensiva, conforme o espaço ou importância que te fui ou não dando...conforme a perspetiva sob a qual te consegui ver ou metamorfosear...mas a verdade é que nem por um momento deixei de sentir a tua presença pairando sobre a minha cabeça por mais guarda-chuvas coloridos que usasse na vã tentativa de te afugentar ou ignorar. Contigo aprendi muito...não vou negar...a dar valor à tua cor cinzenta por comparação com a negra que por vezes assumes...a celebrar o sol que brilha por detrás de ti mesmo que muitas vezes teimes em não o deixar passar...a viver cada dia pintando a vida das cores que achar e for capaz...Mas por agora não achas que basta??? Correr a maratona diariamente, apagando fogos pelo caminho e manter a felicidade à tona perante um sem fim de imprevistos azarados cansa...Sim eu sei...também fortalece...mas cansa! Que tal se a partir de agora fosses chover para outro lado??? Já era tempo!!! Até de perceberes que sou teimosa, que o cinzento para mim nem é uma cor e que continuarei a fazer dos meus dias, dias coloridos apesar de tudo...! 
Vá lá...promete que vais seguir o teu caminho agora...pode ser???
Tua à demasiado tempo
Maria


Às voltas com a minha vidinha complicada!
Bom dia e bem hajam queridos amigos!





terça-feira, 28 de abril de 2015

Noite serena!


Passo à noitinha...depois de um dia complicado, a precisar de adormecer sereno.
Para todos uma noite descansada e feliz!
Bem hajam meus amigos!








segunda-feira, 27 de abril de 2015

Vai um cafézinho?


 Vai um cafézinho para acordar e enfrentar a semana com alegria ? 

Bom dia e bem hajam meus queridos amigos!




domingo, 26 de abril de 2015

Saúde



Saúde, Paz, Educação, todas as crianças contam!!!!

A participar no Vamos brincar com a Chica,  espreite aqui e participe também!!!

Bom dia e bem hajam meus queridos amigos!!!!





quarta-feira, 22 de abril de 2015

Doces memórias, novos tempos!


«Mãe ensinas-nos a fazer bonecos de lã? » lança o F. de olhinhos doces batendo pestana, bem ao jeito de endrominar mãe incauta…A pergunta cai no menos propício contexto mas na mais lógica sequência…e sei de antemão que nas próximas horas deixarei de lado arrumações e coisas prosaicas para me debater entre lãs, agulhas e fios tentando ensinar aos filhotes a quase por mim esquecida arte de criar bonecos de lã, daqueles que logo se tornam personagens das mais improváveis aventuras ganhando valoroso estatuto em brincadeira preferida… afinal não é todos os dias que eles brincam com o enorme saco dos bonecos de lã feitos por mim há tanto tempo…no tempo em que tendo já entrado para a universidade brincava ainda com os meu irmãos mais novos como se de um deles se tratasse…A grande diferença de idades completamente esbatida pelo facto de eu sempre ter desejado ter irmãos e poder usufruir do implícito pacote de brincadeiras…Os bonecos de lã surgiram numa qualquer tarde de lazer longo, e o entusiasmo foi tal que o seu número foi crescendo até ganharem espaço na nossa vida e memória como aldeia dos bonecos de lã, protagonistas corajosos de um sem fim de naufrágios , tempestades e sobrevivência em ilhas desertas, em mirabolantes histórias passadas algures no século XIX (ou não cursasse eu História na altura), que associavam os meus crescentes conhecimentos ao entusiasmo infantil vibrante dos meus dois irmãos…Desse tempo todos guardamos gratas memórias que voltam à vida de quando em vez nas reuniões de família,  adoçando o resto do tempo a nossa bagagem de coisas boas e suporte de vida…Não sei já dizer como a aldeia dos bonecos de lã acabou em minha casa  preciosamente guardada…mas lembro-me bem quando a mostrei pela primeira vez à P. e ao F. e como a sua reação me fez perceber que mais importante do que guardar seria partilhar com eles tudo aquilo…Assim, quando me pedem, deixo-os remontar o mundo dos pequenos personagens “lanudos” e divirto-me a vê-los brincar à sua maneira e no seu tempo com algo que me é tão querido e me traz tão ternas recordações…!
«Ensinas mãe? Foi a avó que te ensinou a ti não foi?» pergunta a P., juntando-se ao irmão no reforço do pedido…Bem....há dois dias que em cima da mesa da sala rolam lãs, tesouras, agulhas e colas...por lá vão tomando forma pequenos vultos que num ápice ganham nomes e personalidades para integrar novas histórias…que desarrumação meu Deus…mais uma…mas não posso deixar de sorrir e discretamente piscar o olho cumplicemente a cada um dos novos membros da aldeia de lã que deixa a mesa para enfrentar novas e maravilhosas aventuras!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



terça-feira, 21 de abril de 2015

Stacy...this is for you !!!



Hoje quero falar-vos de alguém muito especial e a quem devo estas palavras há muito tempo…!
Stacy é seguidora de A próxima Curva desde que me lembre…tendo ela própria o seu espaço na blogosfera   Magic Love Crow…se o visitarem depressa se aperceberão de como é uma pessoa de enorme coragem, gentileza, generosidade, sensibilidade e talento. Por aqui foi sempre uma excelente amiga, presença assídua nos comentários e nos momentos de vida que para aqui transporto, nos bons e nos maus momentos. Stacy comenta na língua que fala…em inglês, e para ler e perceber o que aqui publico por certo recorre ao tradutor do Google, mas nem por isso alguma vez os seus comentários mostraram que não tivesse percebido algo do que estava escrito.
Pessoalmente sempre gostei muito de visitar o Magic Love Crow, mas sempre fiz escassos comentários…é que se leio e falo inglês com alguma facilidade, não escrevo da mesma maneira e penaliza-me escrever com erros…Nada que afastasse Stacy que continuou por aqui leal na sua presença de apoio e incentivo.
Quando no ano passado comemorei um ano de blogue, fiz um sorteio… com grande contentamento meu ela foi uma das sorteadas, lembro-me que enviei o miminho com algum atraso como aliás aconteceu com os outros sorteados e fiquei descansada, certa de que o havia recebido…Há uma semana atrás porém recebi uma devolução dos correios que me surpreendeu deveras…no embrulho em mau estado, a custo reconheci (apenas porque parte do nome do destinatário ainda se mantinha) a pequena encomenda que tinha seguido para Stacy…Mais de um ano depois….como é possível ?!!!!  Mais do que a quase impossibilidade de tal ter acontecido (já foi alvo de reclamação em livro amarelo nos CTT), espantou-me o facto de durante todos estes meses nunca nada ter sido referido por ela que permaneceu presença assídua e amiga por aqui.

Por isso e por muito mais Stacy, hoje aqui fica o meu agradecimento especial para ti e o reconhecimento público da pessoa maravilhosa que és.

Ah...e ainda tenho o miminho para te enviar…mas já não encontrei o teu e-mail…mandas-me de novo a tua morada ???

Bom dia e bem hajam meus amigos !






         

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Semana feliz!!!!


Vamos fazer da nossa semana, uma semana fabulosa...positiva, produtiva e abençoada!!! Vamos lá!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!





domingo, 19 de abril de 2015

sábado, 18 de abril de 2015

Beleza



Improvável...a mais cativante forma de beleza!!!!

(em homenagem às maravilhosas e corajosas crianças, que conheci em tempos, em trabalho, no Instituto de Oncologia de Lisboa e que me marcaram para sempre)

A participar no Vamos Brincar com a Chica, entra aqui e participa também :) !

Bom dia e bem hajam queridos amigos!!!




quinta-feira, 16 de abril de 2015

Esperar sentado!!!!



Um carta das Finanças (leia-se Alta Autoridade tributária), inesperada, inexplicável, estranha, assustadora, meio insolente e deveras ameaçadora em verbo e conteúdo , pôs-me a caminho da repartição da minha área em caráter de urgência e a meio de um dia de trabalho deveras agitado e com tarefas que tive de deixar outros a resolver por mim, ainda que tal me desespere verdadeiramente… Segui no entanto certa de que tudo era um engano e que, como tal, se resolveria rapidamente se conseguisse chegar depressa ao meu destino…Só a meio do  percurso me lembrei que o dito serviço fechava à hora de almoço e preparei-me então para esperar pelas duas da tarde, hora em que reabriria, garantindo dos primeiros lugares da fila chegando por volta da uma e quinze…A partir dessa altura a fila cresceu sempre…e à medida que se aproximava a hora de abrir notava-se a agitação crescente de quem por ali aguardava…alguns na pressa de ser atendidos tiravam já da carteira o cartão de cidadão ou reliam a notificação que ali os trouxera. Dez minutos antes da hora a esperança de ver entrar os funcionários que garantiriam a abertura podia sentir-se no ar e nos pescoços esticados de alguns, espreitando pelos vidros na tentativa de vislumbrar lá dentro algum movimento. Ao contrário do que esperávamos e repentinamente saíram vários funcionários…passo lento…amena conversa obviamente a caminho do café mais próximo…Na fila entreolhámo-nos
enquanto nos relógios confirmávamos a impossibilidade concreta de que a abertura fosse pontual se dependesse dos que haviam saído…Na verdade voltaram cinco minutos depois das duas e como os protestos já se faziam ouvir deixaram a porta aberta e desapareceram no interior da repartição….Seguir-se-iam mais dez minutos de uma cena caricata….cerca de quarenta pessoas de senha na mão perante quadros eletrónicos parados e balcões de cadeiras vazias...num ambiente  com “zumzum” de fundo onde se destacavam conversa alta e gargalhadas….Passavam 15 minutos da abertura da porta quando o primeiro funcionário começou a preparar a sua cadeira para se sentar…vagarosamente…sem pressas…alheio a quem estava ou esperava. Um pouco mais tarde chegou aquele que me chamaria, e embora extremamente indignada,  avancei diretamente, sem comentários para o que me levava ali lembrando-me dos colegas que no meu trabalho precisavam de mim…Identificado o problema derivado de uma  informação errada dada na mesmíssima repartição uns tempos antes e um «Não nos responsabilizamos por isso minha senhora…» depois, faltava apenas imprimir uma guia para que eu saísse dali…mas não…O dito funcionário premiu uma ou duas teclas no computador… olhou-me sobre os óculos e atirou-me completamente indiferente à minha situação ou à ironia da sua frase… « O sistema foi abaixo…é costume…volte depois…».


Não me levem a mal os funcionários públicos, também sou…e bem sei que há bons e maus profissionais…e que eles não se encontram exclusivamente ao serviço do Estado, mas não posso perante mais um dos muitos exemplos de ineficácia do sistema e displicência dos funcionários num serviço público, deixar de me inquirir para onde vai este país…! Não sendo que passemos a aplicar indiscriminadamente a técnica do Keep calm e espera sentado !!! Haja paciência!!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!



terça-feira, 14 de abril de 2015

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Meio dia de cada vez!!!



Ontem foi o concerto de final de ano da P. O culminar de um ano de trabalho dos alunos avançados de canto, guitarra elétrica e bateria da escola de música onde ela anda e que reunidos formam a banda da mesma. Sentada como habitualmente na primeira fila (não faço por menos ainda que implique chegar sempre muito mais cedo), para não perder nada, fiquei muito, muito feliz por perceber a evolução da filhota, mas mais ainda por a sentir tão contente, no meio do grupo, que enquanto esperava o momento de atuação, não poupou gritos de incentivo e palmas aos mais novos que se apresentavam primeiro, ou aqueles que, enganando-se, não conseguiam conter as lágrimas por ver frustrado em segundos o trabalho de tantas horas. Momentos inesquecíveis que ela guardará para sempre na bagagem de memórias que a farão sorrir mais tarde (quem sabe servindo de contraponto a situações bem diferentes e difíceis)… e por isso mesmo a valer tudo…mesmo as decisões complicadas que atualmente tenho de tomar diariamente sobre quem tenho de apoiar em cada dia…em cada instante… por ter por um lado a minha mãe, cujo estado de saúde se agravou muito, e por outro os filhotes a quem tenho de garantir o coeficiente de felicidade que merecem e precisam (para já o maridão continua com a doença controlada).  E se é verdade que tento chegar a tudo e todos, também o é que não consigo…não na medida em que acho que deveria conseguir…vale-me um irmão de ouro que tenho e que me substitui nas alturas em que por ter de estar presente de coração e alma para os mais novos, não o posso fazer com os mais velhos da forma habitual…!  Neste processo imparável da vida temos de aprender a lidar com tristezas e alegrias em simultâneo sob pena de deixarmos as primeiras sobrepor-se às segundas e acabarmos por não viver de todo….Se é mais fácil de dizer do que fazer???? Claro que sim!!!! Mas nem por isso estamos autorizados a desistir !!!!  Um dia de cada vez portanto...ou quem sabe a solução seja mesmo reduzir para meio dia... :) !

Bom dia e bem hajam queridos amigos !!!


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ah se preciso !!!!

Pois é meus amigos...ainda as férias vêm bem longe  e já eu estou desesperadamente necessitada de parar, roubar ao tempo, um tempo só para mim...para fazer tudo o que me apetece...ou simplesmente olhar o nada, afundada no sofá da sala...Tempos conturbados e pressões constantes, num quotidiano exigente cheio de imprevistos e urgências, trazem-me terrivelmente cansada mas sem opção de abrandar o ritmo...como aliás é costume na minha vida...Nada a fazer de momento a não ser suspirar pela oportunidade de finalmente relaxar um pouco e, por uma vez, tratar de mim...Acreditem que preciso...ah se preciso !!!!!!
Bom dia e e o meu bem haja para todos vós!!!


terça-feira, 7 de abril de 2015

Pela nossa saúde!!!!



Uma oportunidade para parar e refletir... Estamos verdadeiramente a zelar pela nossa saúde criando hábitos saudáveis...ou pelo contrário facilmente cedemos aqueles que, sabemos, nos trarão problemas mais dia menos dia...?
Pessoalmente, de momento, bem longe do que considero o mínimo exigível neste âmbito...consciente de que este não é um assunto que me diga respeito só a mim, já que muitos dependem da qualidade da minha saúde, debato-me entre a urgência de mudança e a premência das circunstâncias que teimam em conspirar contra as minhas "boas" intenções neste capítulo e em querer levar-me a reboque rumo a um pouco auspicioso destino.
E eu que não sou muito adepta destas comemorações de datas, acho que desta vez aproveito esta para ganhar fôlego e apanhar boleia!!!!

Bom dia e bem hajam queridos amigos!





quinta-feira, 2 de abril de 2015

Feliz e Santa Páscoa !!!



Desaparecida, mas não esquecida de todos vós !!!! Uma Feliz e Santa Páscoa queridos amigos !!!!
Bem hajam !!!!!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...